terça-feira, 15 de maio de 2012


A capa da TIME de Maio, mostra uma criança já crescida a mamar. Certo, a capa é provocatória, aliás a atitude da mãe é todo o contrário de maternal. Mas coloca um problema que todas as mães põem nas consultas de pediatria: -até quando o meu filho deve mamar?
Por volta dos anos sessenta houve uma corrente nos países desenvolvidos, em que as mães recusavam dar de mamar. Poucos anos depois houve um congresso mundial de pediatria, em que se chegou à conclusão, por demais óbvia, que nenhum leite industrial tinha as propriedades do leite materno.
As mães aderiram rapidamente, muitas vezes sujeitando-se a atitudes fundamentalistas de certos pediatras, que quase as culpavam de não produzir leite. Interrogados pelos jornais alguns pediatras conhecidos deram uma não resposta, disseram que o leite materno era sempre benéfico!

O meu pai, já falecido, contava que era frequente ver, quando iniciou a clínica pediátrica, fins dos anos trinta, crianças de cinco e seis anos escondidas atrás das portas, com vergonha, a mamarem ou a morderem as mamas das mães. Aliás iniciava o desmame muito cedo.

Aliás muitas vezes, ao fim de tantos anos, já sai pouco leite, não resultando qualquer beneficio para a criança.
A não ser que os pediatras regressem ao passado instituindo, as amas de leite.
Os psicólogos defendem como importante a relação mãe/filho, mas francamente na idade da criança da capa para haver uma boa relação já não é necessário mamar.

A " petite histoire" conta que o nosso rei Cardeal D. Henrique, tinha uma ama e que mamou até aos 80 anos.

Na vida como na medicina é fundamental ter bom senso e não cair em modas. Acredito que com a vida moderna, a maioria das mães rejeite dar de mamar até sempre.





Sem comentários:

Enviar um comentário